sábado, 18 de julho de 2020

Conto - Carta à Neta (Concurso)

Olá!
Reavendo o blogue para puder participar do concurso literário do grupo Fábrica de Histórias.


Título: Carta à Neta
Número de palavras: 529 Palavras
Autora: Juliana Dindarova
Sinopse: Margarida escreve cartas à sua neta. Orgulhosa, vai contando algumas histórias da vida dela. Desta vez, o papel continha o seu nascimento. As dificuldades que ela passou para nascer.

Capa do Conto

Esta é a história da meu nascimento, minha querida neta, e vou escrever-te neste papel.
Nos anos quarenta os meios para detetar uma gravidez eram ainda muito rudimentares. Não havia aquelas coisas que temos agora com máquinas. Muitas vezes, os médicos colocavam a cabeça na barriga das mães para perceberem as batidas cardíacas das crianças dentro delas.
O meu nascimento também não foi muito diferente. Ao que parece o médico, até ao sétimo mês, não detetou que a minha mãe estava grávida. Naquele momento, ela tinha sido diagnosticada com um tumor no estômago.
A verdade é que, ainda na barriga da minha mãe, tinha ouvido dizer pelos meus pais que naquela altura não queriam ter mais filhos e que talvez viessem a ficar apenas com os meus dois irmãos, uma menina e um rapaz. Ela com dois anos e ele com seis.
Assim que ouvi essa conversa entre eles, ainda um feto, decidi ficar quietinha, não fosse a minha mãe pensar em fazer alguma coisa, porque não existia o nome de aborto naquela altura, mas acontecia. Na verdade, também não existiam pílulas ou quaisquer outras coisas, então prevenir uma gravidez também era meio impossível.
Fiquei quietinha e enroladinha e sossegada de modo a que a minha mãe não sentisse qualquer movimento e o estetoscópio do médico não ouvisse o meu coração a bater. Assim quietinha passei sete meses.
Um dia ouvi o médico dizer que a barriga tinha crescido e que por isso iria operar a minha mãe. O tumor estava gigante, dizia ele.
Fiquei em pânico e nessa altura mexi-me tanto a pedir socorro que o médico foi chamado às pressas numa noite e para surpresa de todos, exclamou: "Você está grávida, estou a ouvir um coração, não é nenhum tumor, mas um bebê! Parabéns, vão ser pais pela terceira vez".
Os meus pais ficaram felizes e eu também porque percebi que não haveria risco de aborto naquele momento. Tinha valido a pena o meu sacrifício.
Eles chegaram a casa todos felizes e contaram aos meus irmãos. O de seis anos ficou feliz, a mais pequenina ainda era pequena demais para entender algo, mas sorriu ao saber que a nossa mãe estava grávida.
Nasci no dia 20 de Dezembro de 1940, quase perto do Natal, quase como um presente. O meu irmão queria que eu fosse Matilde, mas ninguém quis aceitar, a minha madrinha queria que eu fosse Maria João, mas ninguém quis aceitar, o meu pai quis que fosse Marisabel, mas no Registo não quiseram aceitar e então ficou decidido que o meu nome seria Margarida. Curiosamente, todos os nomes possíveis começavam pela letra M.
Desse modo começou a minha vida que já dura uns longos anos. Uma vida que como todas as outras teve e tem coisas boas e más.
O que te posso dizer, querida neta, é que valeu a pena ter-me escondido no ventre da minha mãe durante os sete primeiros meses da sua gravidez. Isso fez-me uma mulher forte, uma idosa forte. E tu, minha neta, sei que serás tão forte quanto a avó.
Espero que esta história te inspire a nunca perderes o teu rumo na vida. A avó ama-te querida. Beijinhos.

Um comentário: