sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Parabéns, Diana Pinto!

 Olá! Hoje vim dar os parabéns a uma escritora fantástica: Diana Pinto.

Quero desejar um Feliz Aniversário, cheio de coisas boas e de muita inspiração!


Vanessa Hudgens porque é uma das suas artistas favoritas!

domingo, 15 de agosto de 2021

Conto - O Tempo, A Escuridão e A Luz (Concurso)

 Olá!

 A minha participação no concurso literário sobre o tema releitura de contos mitológicos. 

 Título: O Tempo, A Escuridão e A Luz
 Número de Palavras: 272 Palavras
 Autora: Juliana Dindarova
 Sinopse: A mitologia grega parece nada ter a ver com as relações humanas, mas, na verdade, guarda em si a chave para o entendimento do mundo e da nossa mente. A mitologia grega revela-nos a mente humana. Neste conto, fala-se de Érebus e Nyx. Érebus era o criador das sombras e das trevas. Nyx era a personificação da noite, irmã de Érebus. Os dois eram filhos de Caos, a desordem do mundo. Os dois representam algo para a vida dos tempos atuais.




 Algures na constelação vivia uma família. Érebus era a escuridão, o criador da sombras e das trevas. Nos seus domínios sobrevivia o escuro e a não vida. Vivia logo acima da dos mantos noturnos da irmã gémea Nyx, a noite.

 Os dois eram filhos de Caos, o que causava a desordem do mundo. Os três nasceram de cisões, assim como os seres unicelulares: a partir de pedaços. Caos é o mais velho imortal do universo, seguido pelos filhos.

 Os dois irmãos fizeram descendência: Éter, a Luz Celestial, e Hemera, o Dia. Ou seja, eles criaram o dia e a tarde para os mortais realizarem as suas tarefas.

 Também acabaram por ter filhos sozinhos, ou seja, a partir de pedaços. Leto, por exemplo, tornou-se o Deus do Esquecimento. Este Deus, na verdade, lembrava-nos.

 Érebus era inimigo de Zeus, o Pai, e conta-se que os Titãs pediram ajuda à divindade, que desceu até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, a Mãe-Terra. Acaba surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nyx, a irmã, para lançar Érebus para as profundezas do rio Aqueronte, a fronteira dos dois mundos.

 Érebus levou ao desenvolvimento do pensamento mítico dos gregos e deu o seu nome a uma região do Hades, por onde os mortos tinham de passar imediatamente depois da morte para entrar no submundo. Érebus criou as fases da vida e a morte, para nos lembrar do tempo de vida.

 Esta família, entre pais, filhos e netos, nos ensinaram a descansar (Hypnos, o Rei do sono) e a sonhar (Morpheu).

 Na verdade, estes deuses nos deram o tempo, a escuridão e a luz.